quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Desânimo no trabalho

Muitas vezes em nossas vidas, passamos por momentos de desânimo, mas acredito que o pior deles seja o desânimo no seu ambiente de trabalho...posto que este é um lugar que frequentemente terás de regressar dia pós dia.
E então já não sabemos mais se o caminho correto a seguir é continuar no emprego ou buscar outro...
De fato, é sábio ter em conta a real fonte deste desânimo, vários podem ser os motivos que o condenaram a este estado. Em  alguns casos, o não reconhecimento de seus méritos, em alguns o salário que não condiz com o esforço empenhado no mesmo, muitas vezes o próprio ambiente não oferta um bom estado emocional e pscicológico, geralmente estes são ambientes impregnados de discórdia e inveja, onde a qualquer momento alguém poderá lhe apunhalar pelas costas, assim como outros fatores, podem ser os propulsores desta situação...e a pior delas é a insatisfação com o próprio ofício.

Atualmente muitas são as pessoas que passam por esta situação, onde infelizmente, precisam trabalhar em lugares e atuar em postos de trabalho que não condizem com o seu ideal, e é certo que muitas suportam esta situação por muito tempo, muitas em prol de um objetivo, como alcançar o momento propício para pedir demissão,encontrar o momento ideal posto que querem sentir-se seguras e preparadas pra ir em busca de algo que realmente satisfaçam suas necessidades profissionais.
Mas cuidado...não vá cair na armadilha do tempo...o tempo é relativo...muitas vezes na incerteza do momento...na falta daquele "alerta" de PARE...protelamos nosso bem maior....nosso Bem Estar...

O verdadeiro inimigo das pessoas é o medo, medo de não ser capaz, de não encontrar oferta melhor, salário melhor, da precipitação, das críticas, de errar...mas tudo exige um risco...viver é um risco...

Em contrapartida não há outra forma de descobrir o que realmente te espera do outro lado, senão a tentativa, senão a audácia de descobrir o Novo...
E o que fazer com o Medo?
O medo é o que te manterá sempre às margens das experiências, ele se nutre de nossas incapacidades, de nossas frustrações, quanto mais frustrado mais medo de arriscar temos.

Mas a satisfação pessoal é algo que não pode  ser protelada, não pode estar a mercê da maré do tempo.
E como reconhecer a hora certa de saltarmos?Pular fora? É facíl...escute seu interior, seu coração...suas necessidades...Este atento aos alertas...
Um desânimo que ocorre com grande frequência é sinal de alerta vermelho...
E sabes porque? Porque há uma grande probabilidade das coisas piorarem de panorama, aumentando sua frustração.
Porque certamente essa não é a primeira vez que você se sentiu assim no seu trabalho,e já enviou a informação de frustração diversas vezes pro seu inconsciente, e ao menor sinal de insatisfação,o inconsciente trabalhará junto com seu consciente, fazendo você se sentir assim, Desânimado.
 E porque não tentar mudar? Acha mesmo que não terá capacidade de conseguir algo melhor? Não subestime suas potencialidades, muitas vezes com atitudes positivas você acaba por descobrir um profissional revolucionário dentro de si...pronto pra uma atividade nunca antes desenvolvida, mas pra isso é preciso, coragem, fé e estar seguro de que o melhor para sua vida é estar bem consigo mesmo.
Talvez nem um aumento de salário te faça melhorar...pode que sim,nos primeiros dias, primeiras semanas...mas depois a frustração fala mais alto...porque realmente não é o dinheiro que sustenta nosso super ego...é nosso estado de espírito...é nosso bem estar, a paz consigo mesmo...felicidade interna.
E quer saber mais? A vida é muito curta...pra adiarmos nossa felicidade.
Permita-se...seja feliz...

Vivian R.P.