sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Qualidade de vida nos dias de hoje.

Nos dias de hoje é fácil perceber a difícil tarefa que nos é incumbida em tentarmos conciliar qualidade de vida com responsabilidades do dia a dia.
Na maioria dos casos qualidade de vida torna-se um "capricho" distante de ser concretizado. Mas para conseguirmos inserir este tipo de prática em nossas vidas, primeiramente precisamos compreender a sua dimensão.
O que é para você qualidade de vida?
Alguns diriam que  é a co-relação com tudo aquilo que aporta em nossas vidas bem estar e que seja saudável,  em sentido amplo, saudável é um termo que pode ser aplicável a todas as pessoas, posto que é fácil compreender que o que seja saudável para mim, seja para o outro.
 Mas, e o que dizer do termo bem estar?
Nem sempre o que me faz feliz, seja o mesmo que alegre outro. Por isso e com isso podemos já avaliar e irmos  nos dando conta, do que realmente faz diferença, quando falamos em qualidade de vida.
É certo ter em conta, que nem é humanamente possível nem viável, trazermos para nossa realidade tudo aquilo que os experts em qualidade de vida nos ensinam, imaginem comer todas as frutas/verduras/legumes (e mantermos a linha), beber toda a água que precisamos todos os dias, nos exercitarmos todos os dias,  termos tempo para trabalhar, para dormir, cuidar de nossas casas, dos filhos, do querido (a), de si mesmo, ter tempo para as necessidades fisiológicas, para tomar aquele merecido banho, ter aquele tal tempo que todos os "conselheiros" dizem:"... dedique ao menos 30 minutos ao dia para ficar em silêncio...", sinceramente se tivéssemos que fazer tudo isso ao dia, teríamos que viver em outro planeta com 36 horas ao dia e não 24hs...rsrs

Mas, é sábio ressaltar, que vivemos também em um mundo injusto e desigual, onde não podemos por em uma tábua de comparação as necessidades e as possibilidades de todos de forma que seja possível, equipara-las.

Um cidadão Europeu por exemplo:

Acorda as 8:00, toma seu café da manha (incrementado de cereais, leite integral, geleia, fiambres, frutas, pães integrais e iogurtes de todos os genêros, etc...), as 8:30 sai para o trabalho dirigindo em ruas sem engarrafamentos nem assaltos ou até vai de bicicleta, entra as 9:00.
Trabalha até as 14:00, sai para o almoço ( que fica a seu critério comer em casa ou em um restaurante), retorna apenas as 17:00, trabalha até as 20:00.
Faz um happy hour com os amigos, tomando uma cerveja de qualidade por menos de 1 euro, tendo diante de seus olhos uma bela vista, com ruas limpas e seguras e pessoas educadas e bem vestidas.
 Aos finais de semana, tem ao seu alcance cultura e lazer com valores bem acessíveis e muitas vezes irrisórios, ou até mesmo na maioria das vezes gratuito, tem condições de comprar roupas de marca, produtos de qualidade, sem que isso afete economicamente seu orçamento nas despesas do mês.
Regressa a casa, com seu carrinho ( com certeza, difícil encontrar algum europeu que não tenha 1 ou 2 carros).
Ao chegar em casa pode-se dar ao luxo de escolher o que comer.
No inverno, na casa há sistema de aquecimento interno, chamado calefação, ou no verão ar-condicionado...
Férias, uma viagem  no mediterrâneo pra relaxar 2 semanas com a família por apenas 300 euros, receber ao final do mês no mínimo 1200 euros, e caso necessite o Estado estará sempre a  sua disposição para auxiliar com os serviços sociais, educação pública de qualidade e saúde gratuita e muito boa.
Em uma vida assim, realmente é fácil conseguir atingir o padrão de qualidade de vida, por isso que a expectativa de vida aumenta no Velho Mundo...e realmente não ganha esse nome apenas por serem os precursores, mas senão que a grande quantidade de idosos que lá se acumulam é imensa. Vive mais quem vive melhor...

Entretanto nem todos podem usufruir desta qualidade de vida, sendo assim, ainda que com pouco tempo para dedicarem-se as suas vaidades, caprichos ou aptidões, lutem nem que seja apenas um pouquinho, para que a cada dia consigam incorporar dentro de si e do seu dia, algo mais que apenas encargos sociais e desencargos de deveres cumpridos, senão que o mais importante de nossas vidas, a razão de tudo...a satisfação de estarmos vivos.

Um beijo a todos...e tenham um ótimo dia.

Vivian